Como fazer um Ciclo de Estudos?

Muitas pessoas têm dificuldade em organizar seus estudos, ou sequer sabem como estudar de forma correta.

Sem dúvida fazer um bom ciclo de estudos pode tornar a sua tarefa de estudar muito mais prática e objetiva. Muitos alunos e amigos sempre têm essa dúvida em como elaborar esse ciclo, nesse artigo quero mostrar a você como fazer um bom ciclo e como essa organização vai permitir você gerenciar seu estudo com qualidade e valorizando todo o seu tempo.

Vantagens de estudar com Ciclo

Dentre as principais vantagens de utilizar o ciclo de estudo posso citar:

a) Flexibilidade: você pode adaptar seu ciclo a qualquer momento e também não fica preso aquele estudo tradicional de estudo como muitos fazem, na segunda-feira vou estudar x e y matéria, o problema é que se acontecer algum imprevisto naquele dia, a pessoa só irá ver a disciplina novamente na semana seguinte. Com o ciclo esse problema não ocorre, pois você não “amarra” seus estudos aos dias da semana e sim a rotação de matérias do seu ciclo de estudos.

b) Controle: com o ciclo de estudos você consegue controlar o tempo necessário para cada disciplina inclusive pode fazer modificações a cada semana, além de controlar o tempo efetivo de estudo de determinada disciplina.

Modelo tradicional:

Modelo ciclo:

Analise o Edital

A primeira coisa que você deve fazer é organizar as disciplinas do edital do seu concurso, caso você esteja estudando para um concurso que não tenha um edital aberto faça o seu ciclo com base no edital da última prova do seu concurso.

Irei exemplificar aqui tomando como base o concurso para Analista Judiciário Especialidade Qualquer Área do Tribunal de Justiça do AM 2013.

De acordo com edital de 2013 a prova foi dividida no seguinte formato:

Conhecimentos Básicos:

Conhecimentos Específicos:

Dessa forma as disciplinas podem ser avaliadas conforme o total de questões a serem cobradas na sua prova ou a quantidade de assuntos a serem estudados, vou fazer um modelo considerando as matérias que acredito que devem ter mais assuntos a serem estudados e que acredito que possui um melhor custo-benefício para seus estudos.

Prioridade

Você deve verificar as disciplinas com maior peso na sua prova ou a que você tem mais dificuldade para ser justamente a disciplina que terá a maior quantidade de horas no seu ciclo. Saber organizar e reconhecer logo de início aquilo que é mais importante para você vai trazer um estudo de qualidade.

No modelo do ciclo disponibilizado no final desse artigo, coloquei uma carga horária de estudo maior para Conhecimentos Específicos haja vista o maior número de questões a serem cobradas na prova logo deve ser uma disciplina que você deve ter uma atenção em especial.

Cronômetro

Uso do cronômetro é muito importante para que o ciclo funcione de forma correta, pois muitas vezes temos a falsa impressão de que estudamos muito no dia a dia, porém se você for analisar o quanto tempo perde com distrações, faz uma atividade de casa, dar uma pausa pro lanche, vai ao banheiro, enfim com todas essas atividades é importante você controlar seu tempo de estudo efetivo, dessa forma se você começar a estudar liga o cronômetro, parou o estudo por qualquer motivo que seja imediatamente dê a pausa no cronômetro. Assim você irá gerenciar suas horas líquidas de estudo e poderá verificar o quanto de tempo que você pode estar perdendo com distrações.

Seja fiel ao Plano

Uma vez organizado seu ciclo de estudo é o momento de começar de acordo com o descrito no seu planejamento, ainda que muitas vezes sua vontade de estudar outra disciplina que esteja fora do momento de estudo, é importante que você mantenha o ciclo planejado.

Quando você começa ser fiel ao seu plano de estudos você passa a ter mais agilidade na organização do seu material, dos assuntos que precisam ainda ser estudados, sem contar que o ciclo vai te dar todo o direcionamento das aulas.

Modelo de Ciclo

Fiz um ciclo de estudos básico com as disciplinas para o Tribunal de Justiça do AM com base no edital de 2013, o link para o download está mais abaixo.

Nesse arquivo há duas planilhas:

  1. Ciclo de Estudo Básico para o TJAM
  2. Edital verticalizado

Link para o download (clique aqui)

Pessoal obrigado a todos, qualquer dúvida mandem uma mensagem no direct do instagram @matheusmep.

Deixe uma resposta