Organizando o ambiente de estudos

Estudar para concursos exige cada vez mais a habilidade do concurseiro de focar nos estudos e esquecer tudo o que está ao seu redor, fazer isso não é uma tarefa fácil e é sempre importante manter na sua mente o pensamento de que o estudo é prioritário e necessário para sua aprovação.

Dessa forma ter um ambiente que faça você ter uma conexão com os estudos e que faça você se concentrar nos livros, apostilas, vídeos e todos seus materiais é essencial para que o foco esteja alinhado à sua vontade.

Então quero deixar aqui algumas dicas que funcionam comigo e que mesmo com as preocupações, tarefas e responsabilidades do dia-a-dia faz eu esquecer tudo e me concentrar nos estudos, estou falando do ambiente de estudos.

1) Prepare o ambiente

Uma dificuldade que tinha em casa era relacionado ao espaço, eu não sabia onde colocar meus materiais e por vezes estudava na mesa da cozinha, em cadeiras desconfortantes e isso me fazia muito mal pois sentia muitas dores nas costas, então resolvi separar um espaço na minha sala e preparar um ambiente de estudos, assim aconselho você a encontrar um espaço em sua casa que seja ideal para você montar o seu ambiente, para alguns o melhor local é o quarto mas para mim que tenho uma filha pequena e minha esposa optei por mantê-las no quarto enquanto estou estudando e fico na sala podendo me concentrar muito mais.

2) Faça um investimento

Comprar uma boa cadeira (estilo presidente), e uma mesa que encontrei no OLX foi uma das coisas mais importantes que fiz para melhorar o nível dos meus estudos. Sem dúvida isso me ajudou muito a criar meu ambiente de estudos, por isso digo a você vale a pena o investimento, às vezes chego a estudar 8 a 9h líquidas e com uma boa cadeira, confortável e com uma mesa onde possa organizar tudo que preciso para meus estudos essa tarefa se torna muito melhor para ser executada.

3) Evite distrações

O seu ambiente de estudos é um local de concentração portanto de nada adianta ter uma boa cadeira, uma mesa legal, materiais todos organizados com canetas, bloco de anotações e ao mesmo tempo ter seu celular sob a mesa, ou uma televisão ligada próximo a você, ou até mesmo uma luz que não seja apropriada para seus estudos. Sugiro você colocar um cronometro em sua mesa ou até mesmo utilizar uma aba do navegador com um cronômetro online para controlar seu tempo de estudos, essa dica foi muito valiosa pra eu ver quanto realmente estava me dedicando a cada matéria estudada.

4) Seu ambiente suas regras

Gosto muito de ver minhas coisas organizadas e no meu local de estudos não seria diferente, dá uma sensação tão boa terminar os estudos e deixar tudo no seu devido lugar, assim também quando chegar do trabalho, ou de algum outro lugar encontrá-lo da mesma forma que você deixou. Assim, sugiro a você colocar um lembrete na parede, ou conversar com as pessoas que convivem com você de que aquele local é “sagrado” para que ninguém desorganize suas coisas, ou de repente danifique algum equipamento, ou material seu, em outras palavras seu local de estudos suas regras, pra quem tem criança em casa como é meu caso é importante explicar para elas que aquele local é dedicado ao estudo para que não vire um local para outro tipo de distrações.

Pessoal espero que tenham gostado desse post, um grande abraço a todos e bons estudos e não esqueçam que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, a aprovação está próxima.

Deixe uma resposta