O papel da família para seus estudos

Logo após a minha aprovação no concurso público do TRT11, eu tirei algumas semanas de “folga” dos estudos. Parei para refletir um pouco mais do que eu iria fazer/estudar após a minha posse nesse tribunal, pois sempre vi a vida como uma construção de passos para se chegar a um lugar cada vez melhor.

Hoje, já como servidor público, vejo como é importante nós nunca parararmos de buscar melhorias nessa vida. Vejo muitas pessoas que se acomodam após uma aprovação, ou até mesmo pessoas que quando tomam posse no cargo público não valorizam a posição que tem para fazer o seu melhor em prol do bem comum, afinal somos SERVIDORES e devemos servir a sociedade como um todo.

Mas não estou aqui pra falar sobre esses aspectos pós-posse, mas sim pra falar de algo muito importante que estou novamente vivendo: a vida de concurseiro.

Recentemente após muitas reflexões sobre o meu propósito, definindo e planejando alguns projetos, vi que eu poderia ir mais além, terminei minha faculdade, comecei a fazer uma pós-graduação, mas ainda sim não me sentia realizado na minha carreira profissional, então pesquisei, orei, e decidi que iria recomeçar os estudos pra concursos públicos visando um cargo melhor.

Então após pesquisar muito sobre a carreira, pesquisar sobre os requisitos da prova, conhecer a instituição, eu simplesmente me vi com aquele cargo, então decidi que começaria os estudos e sei que não será uma jornada fácil, mas também sei que com ajuda de Deus, esforço e autorresponsabilidade eu terei grandes chances de chegar lá.

Papel da família nos estudos

Foi aí que mais uma vez, como tudo em minha vida, conversei com a minha esposa, expliquei pra ela que estava disposto a recomeçar os estudos para concursos, falei sobre o projeto de vida que eu planejara antes de conversar com ela, expliquei os desafios que terei pela frente, mas que será algo que com certeza nos ajudará ainda mais a crescermos juntos, a vivermos realizações que esse cargo irá nos proporcionar.

Mais uma vez, vejo a importância de ter o apoio da sua família, esposa, filhos, pais…. Sem dúvida isso lhe dará uma garantia de se preparar com as bênçãos e apoio daqueles que sonham juntos com você.

Por isso meu amigo, você que chegou até esse ponto do artigo quero lhe contar algo sensacional e que com certeza fará você ter uma jornada muito melhor: converse com sua família, exponha a eles a decisão que você tomou de estudar pra concursos e fale a importância de ter o apoio deles nessa preparação, que eles serão um fator chave para contribuir para essa jornada que você terá.

A família é sua grande parceira nesse sonho.

A família é sua grande parceira nesse sonho, pois ela irá proporcionar o ambiente favorável para que você faça sua parte que é estudar, dessa forma procurará fazer o mínimo de barulho possível, cuidará das atividades do lar para que você possa focar na sua preparação, evitará os convites para saídas rotineiras e com isso você terá mais tempo para estudar, evitará conflitos para que você mantenha sua saúde emocional com uma qualidade boa para seus estudos.

Enfim, poderia listar mil razões para ter esse apoio da família, mas acredito que você já percebeu como não é “só estudar” para você ser aprovado em um concurso público, é necessário você aperfeiçoar os fatores externos da sua preparação, e a família sem dúvida é parte desse processo.

Espero que esses artigos do blog tenham lhe ajudado a compreender os aspectos mais importantes na sua preparação.

Que Deus abençoe você meu caro concurseiro.

Ahhh! e não esqueça de deixar seu comentário mais abaixo e compartilhar esse artigo com seus amigos.

Publicado por

Matheus Santos

Um cristão apaixonado pelo Reino de Deus, sou líder de jovens na IDPB-Betel, pai da Sophia, marido da Andressa além de um amante dos concursos públicos. Sou servidor público federal, tendo alcançado a aprovação em 1º lugar no Concurso do TRT 11 no cargo de Técnico Judiciário – TI.

Deixe uma resposta