O que é um concurseiro?

Fala galera, quem ainda não ouviu esse famoso termo “concurseiro” ?!

O fato é que cada vez mais tem crescido o número de pessoas interessadas em estudar para concursos públicos, afinal quem não quer ter uma estabilidade financeira, uma qualidade de vida melhor a proporcionar para sua família sem contar que pode trabalhar em um ambiente voltado a ajudar a sociedade como um todo, além de possuir uma boa remuneração.

Portanto, é notório o aumento de pessoas buscando se preparar para enfrentar as provas que separam os candidatos do seu cargo público, com isso surgiu-se o termo concurseiro.

Segundo algumas pesquisas e baseado nas experiências que já tive a cerca do assunto, concurseiro é uma pessoa que tem como principal meta passar em concurso público visando tornar-se um servidor público.

No entanto essa definição vai ainda muito mais além, pois, o concurseiro é uma pessoa que não somente estuda os conteúdos para ser aprovado em determinada prova de concurso público como também é alguem que se torna um estrategista.

Qual o diferencial de um concurseiro?

Alimentado não somente pelo desejo de passar em um concurso público, o concurseiro de verdade abdica de muitas coisas para que seu objetivo seja alcançado, posso listar aqui 3 hábitos que um verdadeiro concurseiro possui e que o diferencia das demais pessoas:

Possui organização

Esse é um dos pontos principais de um verdadeiro concurseiro, ele costuma ser organizado não somente no seu ambiente de estudos ou materiais escolhidos, mas sim na rotina de preparação para prova, pois possui um planejamento do que irá estudar ao longo da semana, ou quais os assuntos que precisa gastar um pouquinho mais de tempo, ou quais são as próximas provas previstas dentro do seu foco de estudos.

Tem disciplina

Um concurseiro tem uma grande qualidade que é a disciplina, ele sabe onde quer chegar com isso procura manter uma disciplina para que seu tempo seja aproveitado da melhor maneira, dessa forma consegue facilmente cumprir com aquelas metas estabelecidas, podendo alcançar o crescimento contínuo de conhecimento necessário para se sentir pronto para a sua prova.

Tem Foco

Uma vez definido o foco para sua preparação dificilmente o concurseiro de verdade o mudará. Ter foco é muito importante para definir o seu nicho de estudos, geralmente quem estuda para concursos da área policial vai ter um foco maior nas disciplinas de Direito Penal, Processo Penal, Legislação especial, isso o torna um “especialista” nesse determinado tipo de prova. No entanto uma pessoa que estuda para área fiscal por exemplo já irá se preparar para um outro tipo de prova onde as disciplinas serão diferentes das apontadas anteriormente como por exemplo, Direito Tributário, Legislação Tributária, Contabilidade.

Portanto ter foco é essencial para que o concurseiro siga seu objetivo pois o impedirá de desviar o seu foco e sua preparação estará cada vez mais ideal para a prova que irá enfrentar.

No meu e-book “A jornada de um concurseiro cristão” há um capítulo onde detalho a importância completa de você manter o foco, não deixe conferir.

Espero que esse artigo possa lhe ajudar a compreender o que é ser um concurseiro e que essas dicas façam você ter um bom começo para sua preparação.

Paz e Sabedoria.

Confira também o ebook gratuito: Como acelerar a aprovação em concursos públicos?

Publicado por

Matheus Santos

Um cristão apaixonado pelo Reino de Deus, sou líder de jovens na IDPB-Betel, pai da Sophia, marido da Andressa além de um amante dos concursos públicos. Sou servidor público federal, tendo alcançado a aprovação em 1º lugar no Concurso do TRT 11 no cargo de Técnico Judiciário – TI.

Deixe uma resposta